Páginas

terça-feira, 7 de julho de 2020

Uí-pi (Ave nº 7)




Tamanho
Nome Científico

Área predominante de Ocorrência
16cm
Synallaxis albescens
Há registros em todas as regiões do Brasil, divididos em 11 subespécies.


Popularmente recebe o nome de Uípi. Costuma viver em casais ou em pequenos grupos familiares. Embora possua um território, permite a convivência com outros exemplares, inclusive a construção de ninhos próximos como está registado no bônus de fotografia.
 O destaque da sua coloração vai para suas penas da calda pontiagudas e de um colar negro na garganta que se visualiza com maior facilidade quando canta, já que estufa o pescoço arrepiando as penas.

Sua plumagem é composta por tons castanho-acinzentados, mas possui o topo da cabeça e os encontros em um tom marrom-avermelhado ou até mesmo alaranjado.

 Essa espécie não possui dimorfismo sexual. Possui uma dieta a base de insetos, mas é muito difícil de ver como caça já que está quase sempre bem escondido na vegetação, fato esse que dificulta os registros fotográficos com um fundo uniforme. Se adaptar muito bem em cerrados, campos e capoeiras secas.

CURIOSIDADE

Muitos acreditam que o seu canto é apenas a onomatopeia “uí-pi”, mas faz outros sons, um som nasalizado e outro um canto longo, sendo possível combinar os dois sons em uma única vocalização. É difícil se gravar esses sons porque é sempre inesperado e na maioria das vezes no interior de uma moita quando ele pousa, como se anunciasse sua chega. Com muita perseverança conseguiu-se captar esses sons e estão no vídeo do canal.

Mais informações sobre a espécie acesse o link: https://www.wikiaves.com.br/wiki/ui-pi

BÔNUS DE FOTOGRAFIA



Ele permite a aproximação para fotografar, mas quase sempre está em meio a galhos, cipós, moitas e espinhos.

O fundo branco na foto é devido ela ter sido feita em um dia nublado.

Porém quando está em campo aberto é menos tolerante a presença humana, o que dificulta uma boa fotografia com fundo desfoca e uniforme.


Observe as penas negras da garganta se evidenciando no momento do canto.


Geralmente demora de 1 a 3 segundos em um galho e mesmo assim movimenta muito o pescoço, por isso uma velocidade alta na hora de fotografar é essencial para essa ave.O tempo de fazer o foco e estabilizar a câmera na maioria das vezes é o suficiente para ele ir embora.

Pássaro jovem, observe o canto do bico com tons amarelos e a coloração ainda pouco realçada.

O ninho é feito de gravetos, e tem em média 30 cm. Este ninho estava em um pé de acerola , amenos de 10 m de um outro ninho em um pé de limão.Aparentemente a vizinha se respeita e toleram-se. 

Entrada do Ninho



VÍDEO


                                   REFERÊNCIA

Acesso em:08 julho.2020

.



Sem comentários:

Enviar um comentário