Páginas

sexta-feira, 19 de junho de 2020

Coruja Buraqueira (Ave nº 6)



























Tamanho
Nome Científico

Área predominante de Ocorrência
21,5 a 28,5 cm (machos) e de 22 a 25 cm (fêmeas).
Athene cunicularia
Ocorre desde o Canadá até a Argentina, há registros em todos os estados brasileiros, mas é dividida em subespécies que no geram tem uma região de ocorrência determinada.


Popularmente recebe o nome de Coruja Buraqueira. Costuma viver em casais ou em pequenos grupos familiares.

 O destaque da sua coloração vai para uma máscara de contornos brancos que realça seus olhos grandes e potentes que inclusive podem enxergar as três dimensões devido estarem dispostos em um mesmo plano de forma binocular e se não fosse o bastante ela ainda consegue girar o pescoço em um ângulo de até 270 º  graus .

Sua plumagem é composta por tons de marrons que podem variar de intensidade principalmente devido a cor do barro onde ela faz seu ninho, devido essa característica também recebe o nome de Coruja Mineira. Por fazer seus ninhos no chão ou aproveitar buracos de cupinzeiros ou de Tatu se tornou uma presa fácil para o Mangusto asiático pequeno que foi introduzido pelos europeus em algumas ilhas caribenhas para diminuir a população de ratos também trazidos nos navios, isso custou a extinção de 2 das 22 subespécies dessa ave, a saber, a guadeloupensis e a amaura.

 Essa espécie não possui dimorfismo sexual, mas aparentemente o macho é maior. Possui uma dieta a base de roedores, lagartos e insetos. Se adaptar muito bem em campos abertos onde pode fazer melhor uso de sua visão como aeroportos, campos de futebol, margens de estradas e áreas próximo a ambientes urbanos. Seu estado de conservação é caracterizado como (pouco preocupante) principalmente devido se aproveitar de áreas desmatadas para expandir sua ocorrência.

CURIOSIDADE

Diferentemente das outras espécies de Corujas, essa costuma caçar durante o dia, mas não raro também pode ser vista caçando anoite em ambiente urbano onde se aproveita da iluminação dos postes.

Outra curiosidade é o fato de revestir o interior e a entrada de seus ninhos com estrume para disfarçar o cheiro e se livrar de predadores naturais como cobras, além do estrume servir de meio de cultura para besouros que podem ser usados para alimentar os filhotes.


Mais informações sobre a espécie acesse o link: https://www.wikiaves.com.br/wiki/coruja-buraqueira

BÔNUS DE FOTOGRAFIA


Antes da remoção do poste.

Depois da remoção do poste, no nosso canal no Youtube você encontrará vários vídeos com dicas de edição de fotografia de aves.Link da Playlist https://www.youtube.com/watch?v=rha8WrWpL-s&list=PLDfOp6FYNERw1inFaftCudUFxO5Dr1wHF







Giro de 270 º graus.






VÍDEO


                                             REFERÊNCIA
Wikiaves, Coruja Buraqueira, Disponível em: https://www.wikiaves.com.br/wiki/coruja-buraqueira  Acesso em:19 junho.2020.



Sem comentários:

Enviar um comentário