Páginas

sexta-feira, 18 de setembro de 2020

Gavião-carijó (Ave nº 9)

 

 

Tamanho

Nome Científico

 

Área predominante de Ocorrência

Macho 31 cm

Fêmea 41 cm

Rupornis magnirostris

 

 

A subespécie dos registros é a magnirostris

Desde o México até a Argentina  


              
Popularmente recebe o nome de Gavião Carijó, mas pode ter vários nomes regionais devido sua ampla ocorrência. Costuma viver solitário ou em casais, quando o casal voa em patrulha costuma fazer um dueto, pois o macho canta e a fêmea responde, sempre planando em uma rota circular aproveitando as correntes de ar.

     O destaque da sua coloração vai para a plumagem marrom com o padrão carijó nas penas sendo que nos jovens esse marrom é mais intenso:

Já os adultos apresentam a ponta do bico negra com a base amarelada; a cabeça e a parte superior das asas são amarronzadas, mas tornam-se cinza à medida que a ave amadurece. O peito é ferruginoso e apresenta largas estrias verticais. O ventre e as pernas são brancos, com primoroso barrado ferrugíneo. A base da cauda é branca, mas vai se tornando barrada em direção à extremidade. Existem duas listras negras bem visíveis na extremidade da cauda. Quando em voo, suas asas são largas e de comprimento médio. A coloração básica da parte inferior das asas é o bege estriado com finas listras escuras. (Wikiaves,2020).

    Essa ave se adaptou muito bem aos ambientes urbanos, inclusive a maior incidência de avistamentos está em áreas arborizadas nas cidades e bordas de mata, ele pode até ser visto em mata densa, porém com menor frequência. Muitas aves infelizmente se afastam ou deixam de existir em um determinado local que foi urbanizado, seja pela falta de flora ou mesmo por não tolerar a presença humana. No enteando existe uma parcela dessas aves que depois de uma parcial arborização das cidades acabam voltando a esse ambiente e se adaptando a ele  e até mesmo aumentando a sua população de forma significativa.

     Isso aconteceu com o nosso Carijó, pois por não encontrar concorrência de aves de rapina maiores nas cidades e predadores naturais somando ainda com a sua dieta diversificada e oportunista que incluir insetos grandes como gafanhotos, mamíferos  como ratos e morcegos, aves como pombos e pardais, repteis como pequenas serpentes comumente encontradas atropeladas em rodovias a espera de um oportunista.

CURIOSIDADE

     Pelo fato desse gavião gostar de áreas urbanas e está presente em todos os estados do nosso Brasil, ele é a ave de rapina com maior incidência de captura de (pintinhos), podendo fazer isso em qualquer horário e lugar já que tolera bem a presença humana. Devido esse fato é ele comumente espantado e quando persiste acaba sendo caçado pelo ser humano que se tornou o seu maior predador na selva de pedra, felizmente isso não tem prejudicado as populações dessa espécie que continua crescendo junto com a urbanização.

 

Mais informações sobre a espécie acesse o link: https://www.wikiaves.com.br/wiki/gaviao-carijo

 

BÔNUS DE FOTOGRAFIA


















 

 

 













VÍDEO



 REFERÊNCIA

Wikiaves, Gavião-carijó, Disponível em: https://www.wikiaves.com.br/wiki/gaviao-carijo  Acesso em:18 de setembro.2020.

 

 


Sem comentários:

Enviar um comentário